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Aprendizagem Colaborativa com "snowball" (ou "bola de neve")

Atualizado: 16 de abr. de 2023

Assim como uma bola de neve aumenta de tamanho à medida que rola colina abaixo, a estratégia snowball envolve a construção progressiva de ideias e perspectivas à medida que os alunos se juntam em grupos cada vez maiores. Isso cria um ambiente de aprendizado colaborativo e interativo, onde os alunos aprendem uns com os outros e expandem seus conhecimentos através da troca de ideias e discussões em grupo.

A estratégia de ensino "snowball" se baseia na ideia de que, à medida que os grupos de alunos se juntam e compartilham suas ideias e soluções, o conhecimento adquirido aumenta como uma bola de neve que cresce gradualmente. A técnica é útil para melhorar a comunicação, a colaboração e a compreensão entre os alunos.

Neste post, vamos discutir algumas dicas sobre como usar essa técnica para deixar suas aulas mais dinâmicas e significativas para os estudantes.


Quando usar a Snowball?

A estratégia snowball pode ser usada em diversas situações, sempre incentivando os alunos a aprender uns com os outros e desenvolver habilidades interpessoais. Algumas delas incluem:


Promoção do pensamento crítico: A técnica snowball é útil quando se deseja estimular os alunos a pensar criticamente sobre um tópico ou problema e a compartilhar suas ideias e soluções com os colegas. Essa abordagem colaborativa pode ajudar a desenvolver habilidades de pensamento crítico e aprofundar a compreensão do tema.

Desenvolvimento de habilidades de comunicação e trabalho em equipe: A estratégia snowball é benéfica quando o objetivo é desenvolver habilidades de comunicação e trabalho em equipe entre os alunos. Trabalhar em grupos e compartilhar ideias promove a colaboração e ajuda os alunos a aprender a ouvir e respeitar as opiniões dos colegas.

Adaptação a diferentes estilos de aprendizagem: A estratégia snowball pode ser particularmente útil em situações em que os alunos têm diferentes estilos de aprendizagem, pois permite que os alunos aprendam uns com os outros e compartilhem suas próprias perspectivas e abordagens.

Engajamento dos alunos: A estratégia snowball pode ser eficaz em situações em que o envolvimento dos alunos é essencial para o aprendizado. A abordagem colaborativa mantém os alunos interessados e motivados, permitindo que participem ativamente do processo de aprendizagem.

Revisão e reforço de conceitos: A estratégia snowball pode ser usada como uma maneira de revisar e reforçar conceitos já abordados em sala de aula. Ao trabalhar em grupos e compartilhar ideias, os alunos podem esclarecer dúvidas e solidificar seu conhecimento.

Abordagem de temas complexos ou controversos: A técnica snowball pode ser útil para discutir temas complexos ou controversos, pois permite que os alunos compartilhem suas perspectivas e entendam diferentes pontos de vista em um ambiente seguro e colaborativo.


É importante lembrar que a estratégia snowball pode ser adaptada e modificada para atender às necessidades específicas de sua sala de aula e aos objetivos de aprendizado. Como educador, você deve considerar as características de seus alunos, o tópico a ser abordado e os objetivos pedagógicos ao decidir se e quando implementar a técnica snowball.


Como aplicar Snowball?

A aplicação da estratégia snowball, ou bola de neve, pode variar dependendo das necessidades específicas da sala de aula e dos objetivos de aprendizado. Aqui estão os passos básicos para implementar essa técnica de ensino:


  1. Apresente o tópico ou problema: Comece apresentando aos alunos um tópico, problema ou questão que eles devem discutir ou resolver. Certifique-se de que o tópico seja apropriado para o nível e a idade dos alunos e que possa ser abordado em diferentes perspectivas.

  2. Trabalho individual: Peça aos alunos para trabalhar individualmente no tópico ou problema por um período de tempo determinado. Isso permite que eles desenvolvam suas próprias ideias e soluções sem a influência dos colegas.

  3. Formação de pares: Depois que os alunos tiverem tempo para trabalhar individualmente, peça-lhes para se juntarem em pares para compartilhar e discutir suas ideias e soluções.

  4. Compartilhamento em duplas: Nos pares, os alunos devem compartilhar suas ideias e soluções uns com os outros, ouvindo e considerando as opiniões e perspectivas do colega.

  5. Formação de grupos maiores: Após um período de tempo determinado, peça aos pares para se juntarem a outros pares, formando grupos de quatro. Os alunos devem compartilhar e discutir suas ideias e soluções nesses grupos maiores.

  6. Continuação do processo: Continue esse processo de juntar grupos e compartilhar ideias até que todos os alunos estejam envolvidos em uma discussão em grupo maior, ou até que o professor ache adequado. Isso permitirá que as ideias e soluções se acumulem e sejam compartilhadas entre todos os alunos, como uma bola de neve ganhando tamanho.

  7. Discussão em classe e reflexão: Conclua a atividade com uma discussão em classe aberta, na qual os alunos compartilham suas ideias, soluções e o que aprenderam com o processo. Incentive a reflexão sobre a experiência e discuta como as habilidades desenvolvidas durante a atividade podem ser aplicadas em outros contextos.


"O potencial da estratégia snowball transcende a mera resolução de problemas, ao fomentar o pensamento crítico, a colaboração e o respeito mútuo entre os alunos, criando um ambiente de aprendizado rico e envolvente a partir da troca de ideias." Washington Lemos

Dicas de Aplicação Snowball


Aqui estão algumas dicas adicionais para aplicar a estratégia snowball em sua sala de aula, elas podem ajudar a tornar o processo mais efetivo para a aprendizagem.

  • Estabeleça expectativas claras: Antes de começar a atividade, explique aos alunos o propósito e os objetivos da estratégia snowball. Estabeleça regras básicas para garantir que todos se sintam respeitados e ouvidos durante as discussões.

  • Monitore o tempo: Controle o tempo dedicado a cada etapa do processo para manter o fluxo e o ritmo da atividade. Isso ajudará a garantir que os alunos permaneçam engajados e focados no tópico em questão.

  • Circule pela sala: Enquanto os alunos estiverem trabalhando em grupos, circule pela sala e observe as discussões. Esteja disponível para responder a perguntas, fornecer orientação e manter os alunos no caminho certo.

  • Estruture grupos maiores com papéis definidos: Ao chegar a um determinado tamanho de grupo (por exemplo, cerca de 8 membros), é importante atribuir papéis específicos, como relatores e mediadores, dentro dos grupos. Isso ajudará a manter a discussão organizada e garantirá que todos os alunos tenham a oportunidade de compartilhar suas ideias e serem ouvidos. Os relatores ficam responsáveis por resumir e apresentar as conclusões do grupo, enquanto os mediadores garantem que a discussão flua de maneira equilibrada e ordenada, e que todos os membros do grupo participem.




Possíveis perigos

Embora a estratégia snowball seja uma técnica eficaz para promover o pensamento crítico e a colaboração entre os alunos, há alguns possíveis perigos e desafios na utilização dessa técnica. Alunos extrovertidos podem dominar as discussões, enquanto alunos introvertidos podem ter dificuldade em compartilhar suas ideias, levando a um desequilíbrio na participação. A natureza colaborativa da estratégia snowball pode levar a conflitos ou desentendimentos entre os alunos, especialmente ao abordar tópicos controversos ou complexos. Além disso, os alunos podem se distrair ou desviar do tópico durante as discussões em grupo, tornando a atividade ineficiente em termos de tempo e dificultando a avaliação do aprendizado individual.


Para minimizar esses perigos e garantir uma experiência de aprendizado eficaz e envolvente, os professores devem estar atentos às necessidades e características dos alunos e estabelecer expectativas claras e regras básicas. É importante que o professor monitore as discussões e intervenha, se necessário, para manter o foco e o engajamento dos alunos. Adaptar a atividade conforme necessário e estar preparado para mediar e resolver conflitos também são aspectos cruciais para garantir o sucesso da estratégia snowball na sala de aula.


Exemplo de aplicação

É importante notar que a estratégia snowball é versátil e pode ser adaptada a diferentes contextos e disciplinas. Educadores podem incorporar elementos lúdicos e criativos à técnica para torná-la mais envolvente e divertida para os alunos. Por exemplo, ao abordar um tópico literário, os alunos podem ser convidados a criar uma história coletiva, com cada grupo adicionando à narrativa à medida que a atividade progride. Ou, em uma aula de matemática, os alunos podem resolver problemas em grupo e, em seguida, criar desafios matemáticos para os próximos grupos resolverem. Essas variações podem ajudar a manter os alunos motivados e envolvidos enquanto desenvolvem habilidades valiosas de pensamento crítico e colaboração.


Um dos membros da equipe da EduCanvas auxiliou uma professora do curso de Biologia a aplicar a snowball em sua aula e nos contou a experiência.


A professora planejou uma atividade centrada em um tema complexo e intrigante: a ética da edição de genes em seres humanos. Ela sabia que essa questão geraria debates animados, o que a tornava perfeita para a técnica snowball.


No início da aula, a professora pediu aos alunos que refletissem individualmente sobre a questão e escrevessem suas opiniões em um pedaço de papel. Em seguida, instruiu os alunos a se juntarem em duplas, compartilharem suas opiniões e chegarem a um consenso sobre os prós e contras da edição de genes. As discussões se desenrolavam, e a energia na sala de aula aumentava.


A professora continuou a aplicar a técnica snowball, incentivando as duplas a se juntarem e formarem grupos de quatro. A diversidade de perspectivas e experiências enriqueceu as discussões, e os alunos se envolveram profundamente no tema, fazendo perguntas e desafiando as opiniões uns dos outros. A professora circulava pela sala, ouvindo atentamente e fornecendo orientações quando necessário.


À medida que a atividade avançava, os grupos continuaram a crescer até que a sala de aula inteira estivesse envolvida em um debate coeso e dinâmico. Os alunos descobriram que, ao trabalhar juntos e ouvir diferentes perspectivas, puderam aprofundar sua compreensão sobre a complexidade ética da edição de genes.


No final da aula, os alunos expressaram o quanto a atividade havia sido enriquecedora. Muitos disseram que a estratégia snowball os ajudou a desenvolver habilidades valiosas de pensamento crítico, comunicação e colaboração. A história do sucesso da professora com a técnica snowball inspirou outros professores a experimentar essa abordagem colaborativa em suas próprias salas de aula.

Curiosidade

Um livro excelente que descreve a estratégia snowball, além de outras técnicas e abordagens de aprendizagem colaborativa, é "Collaborative Learning Techniques: A Handbook for College Faculty" (Técnicas de Aprendizagem Colaborativa: Um Manual para Professores Universitários), de Elizabeth F. Barkley, Claire H. Major e K. Patricia Cross. Esse livro é uma ótima dica para aprofundar o conhecimento sobre a técnica snowball e outras estratégias de ensino colaborativo. O livro oferece orientações práticas e detalhadas para aplicar essas técnicas em sala de aula e é uma leitura bastante útil para educadores interessados em promover o pensamento crítico e a colaboração entre os alunos.



Continue para saber mais… (ebook ou vídeo)

Estamos muito felizes em compartilhar com você as possibilidades de aplicação do snowball em sala de aula. Por isso, queremos convidá-lo a baixar nosso ebook gratuito, que traz dicas práticas para a aplicação da rotação por estações, e assistir ao nosso vídeo no YouTube, que mostra na prática como essa estratégia pode ser usada em sala de aula. Aproveite esses recursos para enriquecer ainda mais sua prática pedagógica e propiciar uma aprendizagem significativa e envolvente para seus alunos!





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