top of page
Foto do escritorLorrany Duarte

Como criar projetos na educação infantil?

Todo professor quer que o seu aluno seja o protagonista no processo de aprendizagem não é mesmo? Mas também é muito comum termos a dúvida sobre a educação infantil e como realizar atividades que estimulem hipóteses e questinamentos dos alunos. O melhor caminho para chegar nesse objetivo é a aprendizagem por projetos!


Vamos saber um pouquinho mais sobre essa aprendizagem então?


A aprendizagem por projetos é uma metodologia ativa e ela representa a mudança de posição do aluno, ele não será encontrado nas tradicionais posições passivas mas serão estimulados a terem um conhcecimento construído de forma colaborativa e o processor se tornará um orientador da atividade que irá guiar os alunos nessa trajetória.

Além disso, mesmo nas fases iniciais os alunos são capazes de desenvolver habilidades como: o trabalho em equipe e inteligência emocional.


OK!? Mas como colocar toda essa ideia em prática? Vamos deixar algumas dicas muito importantes para vocês!


  1. O professor precisa ter escuta ativa: Calma professores, eu sei que vocês sonham com os temas e um cronograma perfeito mas o protagonista dessa história é o seu aluno, então, como ele poderia se interessar por um assunto que não é nem uma curiosidade para ele? Busque conhecer os interesses e necessidades dos aluno, o seu projeto irá partir disso!

  2. A curiosidade não é o suficiente: Só a curiosidade do seu aluno não é o suficiente para despertar o interesse dele, então, não busque temas que partiram de apenas um questionamento.

  3. Tenha a perspectiva de pesquisador: O professor não detêm todo o conhecimento do mundo e você verá que conforme o projeto for andando as perguntas commeçaram a ficar cada vez mais profunda, então desde sempre busque pesquisar junto com a criança o interesse dela, converta esses questionamentos em perguntas de pesquisa!

  4. É preciso valorizar o processo: O resultado do projeto não deixa de ser importante, mas o processo é extremamente essencial para construir os pensamentos críticos e questionamentos dos alunos.

  5. O projeto investigativo exige autoria docente: É importante que o projeto tenha sua autoria! Não podemos utilizar de banco de atividades se não a peculiaridade de cada projeto e os interesses não sserão levados em consideração e adaptados.

Além dessas dicas temos um vídeo com Jaqueline Weiler, cuja qual recebeu o prémio educador nota 10



27 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Yorumlar

5 üzerinden 0 yıldız
Henüz hiç puanlama yok

Puanlama ekleyin
bottom of page