top of page
Foto do escritorEquipe Educanvas

Como usar o One Minute Paper: uma revisão em 1 min

Atualizado: 12 de abr. de 2023

O One Minute Paper é uma técnica simples e rápida de feedback que pode ser uma ferramenta valiosa para professores e alunos. Neste post, vamos discutir algumas dicas sobre como usar essa técnica de forma eficaz.


Quando usar a One Minute Paper?

O One Minute Paper pode ser usado em diferentes momentos em sua prática de ensino, dependendo do objetivo específico que você deseja alcançar. Aqui estão algumas sugestões:

  • No final de cada aula: pedindo aos alunos que reflitam sobre o que aprenderam na aula pode ajudá-los a consolidar o conhecimento adquirido e fornecer feedback útil para você como professor.

  • No final de uma unidade de ensino: pedindo aos alunos que reflitam sobre o que aprenderam durante uma unidade de ensino pode ajudá-los a sintetizar o conhecimento adquirido e fornecer feedback útil para você sobre o que funcionou e o que pode ser melhorado.

  • Antes de começar uma nova unidade de ensino: pedindo aos alunos que reflitam sobre o que eles já sabem sobre um tópico específico antes de começar uma nova unidade de ensino pode ajudá-los a se preparar para o novo material e fornecer a você uma ideia do que eles já sabem.

  • Como uma ferramenta de revisão: peça aos alunos que reflitam sobre o que aprenderam em uma determinada unidade de ensino alguns dias ou semanas depois para ajudá-los a revisar o material e fornecer feedback útil sobre sua experiência de aprendizado.

  • Durante a rotação por estações: durante a rotação por estações, os alunos se movem por estações de aprendizado em grupos pequenos, com atividades diferentes em cada estação. Ao final de cada estação, os alunos podem escrever suas reflexões sobre o que aprenderam naquela estação usando o One Minute Paper.

Lembre-se de que o One Minute Paper é uma técnica flexível que pode ser adaptada para atender às necessidades específicas da sua prática de ensino. Experimente usá-lo em diferentes momentos para ver o que funciona melhor para você e seus alunos..


Como aplicar One Minute Paper?

O One Minute Paper é uma técnica simples e rápida de feedback que pode ser usada em sala de aula. Aqui estão algumas etapas para aplicar o One Minute Paper em sua prática de ensino:


1. No final da aula, peça aos alunos que escrevam suas respostas a uma ou mais perguntas usando o One Minute Paper. Algumas sugestões de perguntas incluem:

  • Qual foi a coisa mais importante que você aprendeu hoje?

  • Qual foi a parte mais desafiadora da lição de hoje?

  • Quais perguntas você ainda tem sobre o material?

  • O que você gostaria de aprender mais nas próximas lições?

  • O que você achou interessante ou envolvente sobre o material de hoje?


2. Dê aos alunos cerca de um minuto para escrever suas respostas.

3. Colete as respostas dos alunos. Certifique-se de que todas as respostas estejam anônimas para que os alunos se sintam à vontade para serem honestos em suas respostas.

4. Leia as respostas dos alunos cuidadosamente. Tente entender o que eles estão dizendo e use essas informações para ajustar sua prática de ensino e fornecer feedback aos alunos.

5. Forneça feedback aos alunos. Depois de coletar as respostas dos alunos, é importante fornecer feedback a eles. Isso pode incluir esclarecimentos adicionais, sugestões para aprimorar o aprendizado ou até mesmo reconhecimento por um trabalho bem feito.



" Acredito que o One Minute Paper é uma ferramenta poderosa e versátil que pode ser usada em diferentes contextos de ensino." Marília Rios

Dicas de Aplicação One Minute Paper

Para usar o One Minute Paper de maneira eficaz, vamos dar umas dicas:

  • Use-o regularmente: é importante usar o One Minute Paper regularmente em sua prática de ensino. Por exemplo, você pode usá-lo no final de cada aula ou no final de uma unidade de ensino.

  • Defina os objetivos: antes de realizar o exercício, é importante que você defina claramente quais são os objetivos do One Minute Paper. Isso ajudará a garantir que as perguntas que você faz sejam relevantes e úteis para os alunos.

  • Seja específico: certifique-se de que as perguntas que você faz sejam específicas e focadas. Isso ajudará os alunos a refletir sobre pontos específicos de aprendizado e fornecer feedback mais útil.

  • Leia e analise as respostas: leia cuidadosamente as respostas dos alunos e tente entender o que eles estão dizendo. Use essas informações para ajustar sua prática de ensino e fornecer feedback aos alunos.

  • Dê feedback aos alunos: depois de coletar as respostas dos alunos, é importante fornecer feedback a eles. Isso pode incluir esclarecimentos adicionais, sugestões para aprimorar o aprendizado ou até mesmo reconhecimento por um trabalho bem feito.

Possíveis perigos

Como os alunos têm pouco tempo para escrever suas respostas, há o risco de que suas respostas sejam superficiais ou vagas. É importante orientar os alunos a serem específicos em suas respostas, incentivando-os a fornecer exemplos e detalhes sempre que possível. Outro perigo é se as perguntas do One Minute Paper não forem específicas ou relevantes para os alunos, as respostas podem não fornecer feedback útil. É importante que as perguntas sejam cuidadosamente escolhidas para garantir que elas sejam relevantes para a experiência de aprendizado dos alunos.


Exemplo de aplicação

Recentemente, A professora Maria Rios usou a metodlogia e ela redigiu o depoimento a seguir: "Apliquei o One Minute Paper em um curso de capacitação de professores, que tinha como foco a avaliação. Para minha surpresa, a dinâmica foi muito bem recebida pelos participantes, que ficaram entusiasmados com a possibilidade de aplicá-la em suas próprias salas de aula.

Desde então, tenho usado o One Minute Paper regularmente em minhas aulas e em outros eventos de capacitação. A atividade sempre gera reflexões valiosas e ajuda os participantes a consolidar o aprendizado, saindo da atividade com um senso de realização.

O que acho especialmente interessante sobre o One Minute Paper é que ele serve como um fechamento eficaz para qualquer atividade de ensino. Ao fazer com que os participantes reflitam sobre o que aprenderam, o que acharam interessante e o que ainda têm dúvidas, o One Minute Paper ajuda a consolidar o conhecimento e fornece feedback valioso para o professor.

Em geral, acredito que o One Minute Paper é uma ferramenta poderosa e versátil que pode ser usada em diferentes contextos de ensino. Seja em uma sala de aula, em um treinamento ou em um workshop, essa dinâmica sempre agrega valor e deixa os participantes com uma sensação de satisfação e realização."

Curiosidade

O One Minute Paper foi introduzido pela primeira vez no livro "Classroom Assessment Techniques: A Handbook for College Teachers" (Técnicas de Avaliação em Sala de Aula: Um Manual para Professores Universitários), publicado em 1993, escrito por Thomas A. Angelo e K. Patricia Cross, professores da Universidade de Harvard. O livro apresenta diversas técnicas de avaliação que podem ser usadas por professores universitários para avaliar o aprendizado dos alunos e melhorar sua prática de ensino. Deixe no comentários se você deseja um post apenas sobre as dicas deste livro.


Continue para saber mais… (ebook ou vídeo)

Estamos muito felizes em compartilhar com você as possibilidades de aplicação da rotação por estações em sala de aula. Acreditamos que essa metodologia pode ser uma excelente solução para cenários de aprendizagem diferentes e restritos, permitindo que os alunos tenham uma sequência de experiências de aprendizagem ricas e diversificadas. Por isso, queremos convidá-lo a baixar nosso ebook gratuito, que traz dicas práticas para a aplicação da rotação por estações, e assistir ao nosso vídeo no YouTube, que mostra na prática como essa metodologia pode ser usada em sala de aula. Aproveite esses recursos para enriquecer ainda mais sua prática pedagógica e propiciar uma aprendizagem significativa e envolvente para seus alunos!




278 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

©2021 por EduCanvas. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page