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Jigsaw Classroom: um quebra-cabeças de interações

Atualizado: 16 de abr. de 2023

No Jigsaw Classroom alunos são divididos em grupos-base e recebem subtemas específicos para estudar. Eles se reúnem em grupos de especialistas para aprofundar o conhecimento e, em seguida, retornam aos grupos-base para ensinar e aprender com os colegas, incentivando a colaboração. O Jigsaw Classroom (Sala de Aula em Quebra-Cabeças) é uma das poucas abordagens que conseguimos definir o criador: ele foi desenvolvida pelo psicólogo social Elliot Aronson na década de 1970 na Universidade do Texas e na Universidade da Califórnia. A técnica Jigsaw promove a cooperação e a interdependência entre os alunos, reduzindo a competição e o conflito dentro da sala de aula. Ela é frequentemente usada para melhorar a compreensão e retenção de material, ao mesmo tempo em que incentiva habilidades interpessoais e de trabalho em equipe.


Quando usar a Jigsaw Classroom?

Situações em que se busca promover a cooperação, o trabalho em equipe e o desenvolvimento de habilidades interpessoais entre os alunos são ótimas oportunidades de uso do Jigsaw Classroom. Essa estratégia é especialmente eficaz ao abordar temas complexos, multidisciplinares ou que possam ser divididos em subtemas menores, facilitando a compreensão e retenção do conteúdo. Algumas situações em que o Jigsaw Classroom seria uma boa pedida:


Projetos interdisciplinares: Quando o conteúdo envolve a integração de várias disciplinas, como ciências, matemática e línguas, a técnica Jigsaw Classroom pode ajudar os alunos a se aprofundar em aspectos específicos e compartilhar conhecimentos de diferentes áreas.

Estudo de casos complexos: Ao analisar eventos históricos, situações políticas, questões sociais ou problemas ambientais, o Jigsaw facilita a divisão desses temas em perspectivas e aspectos menores, incentivando a compreensão holística.

Análise de obras de arte ou mídia: Ao estudar filmes, músicas, pinturas ou outras formas de arte, use o Jigsaw para dividir os elementos em análise (como tema, técnica, contexto histórico), permitindo aos alunos se especializar e compartilhar seus conhecimentos.

Atividades de revisão de conteúdo: Aplique o Jigsaw como uma estratégia de revisão antes de avaliações, dividindo o conteúdo a ser revisado em subtemas e permitindo que os alunos ensinem e reforcem os conceitos uns aos outros.


Essas são só algumas opções de como o Jigsaw Calaram pode ser adaptado para diferentes contextos e objetivos de aprendizagem.


Como aplicar Jigsaw Classroom?

Jigsaw Classroom é uma atividade que trás bastante dinamismo para a aula, porém para ele ser aplicado é conveniente atentar para alguns passo.

  1. Divisão dos grupos: Divida os alunos em grupos heterogêneos de 4 a 6 membros, chamados de "grupos-base". Certifique-se de que os grupos sejam diversificados em termos de habilidades, conhecimentos prévios e características pessoais.

  2. Seleção do tema e subtemas: Escolha um tema ou tópico complexo e divida-o em subtemas menores. Garanta que cada subtema seja adequado ao tamanho e ao tempo disponível para a atividade.

  3. Atribuição dos subtemas: Atribua a cada aluno do grupo-base um subtema específico para se especializar. Cada aluno será responsável por aprender e ensinar seu subtema aos colegas de grupo.

  4. Formação dos grupos de especialistas: Reúna os alunos que estão estudando o mesmo subtema em "grupos de especialistas" para aprofundar o conhecimento no assunto. Incentive a pesquisa, a discussão e a troca de ideias nesses grupos.

  5. Retorno aos grupos-base e ensino mútuo: Os alunos voltam aos seus grupos-base e ensinam o que aprenderam aos demais membros do grupo. Cada aluno atua como especialista no subtema, compartilhando conhecimentos e esclarecendo dúvidas.

  6. Avaliação e feedback: Avalie o desempenho dos alunos individualmente e como grupo, com base na compreensão e aplicação dos conceitos aprendidos. Incentive a reflexão e o feedback entre os alunos sobre a experiência e o aprendizado obtido com a atividade.

  7. Consolidação do conhecimento: Finalize a atividade com uma discussão em grupo ou atividades de consolidação que permitam aos alunos integrar os conhecimentos adquiridos de todos os subtemas, compreendendo a conexão entre eles e o tema geral.


"O Jigsaw Classroom é uma estratégia que ensina mais do que apenas conteúdo, ela ensina a importância da colaboração, da empatia e da responsabilidade em sala de aula." Washington Lemos

Dicas de Aplicação Jigsaw Classroom


Defina as regras e expectativas: Antes de começar a atividade, certifique-se de que todos os alunos entendam as regras e expectativas da estratégia, como o papel de cada aluno e o tempo disponível para cada etapa. Estimule a reflexão e a metacognição: Incentive os alunos a refletir sobre o processo de aprendizado, pensando sobre como eles aprenderam e como poderiam melhorar na próxima vez. Isso ajuda a desenvolver habilidades metacognitivas importantes.

Monitore o tempo: Esteja atento ao tempo disponível para cada etapa da atividade e ajude os alunos a gerenciar seu tempo de forma eficaz. Isso ajuda a manter a atividade em um ritmo adequado e garante que cada aluno tenha tempo suficiente para apresentar seu subtema.

Seja um facilitador: O papel do professor é mais de facilitador do que de instrutor. Ajude os alunos a entenderem a atividade, dê feedback e apoio, mas evite fornecer respostas diretas ou soluções fáceis.



Possíveis perigos

Atenção especial caso use essa atividade para fins de avaliação. Cuidado com a pressão que um estudante específico pode sentir ao ser o único no grupo responsável por um subtema. Isso pode ser muito instigante e desafiados para alguns alunos, porém pode ser gatilho de sanidade e insegurança para outros. Caso decida por fazer desta atividade uma componente de um sistema avaliativo que resultará em nota, dê bastante atenção para como os estudantes vão se sentir, converse antes e ouça com atenção os estudantes.


Exemplo de aplicação

Eu tive a oportunidade de aplicar a estratégia Jigsaw Classroom com os meus alunos em uma atividade que envolveu um estudo de caso sobre a localização de uma unidade produtiva de uma empresa. Para isso, dividimos a turma em quatro grupos base, cada um responsável por um aspecto do caso: Ambiental, Econômico, Social e Acesso a Mercado. Cada grupo base se reuniu com um grupo de especialistas para se aprofundar no tema, compartilhando conhecimentos e trocando ideias.


O resultado foi uma intensa troca de experiências entre os grupos base, que puderam compartilhar o que aprenderam com seus colegas e entender melhor as diferentes perspectivas e circunstâncias envolvidas no estudo de caso. Os alunos foram capazes de justificar suas decisões com base em informações embasadas e entendiam as diferentes visões apresentadas. Fiquei muito satisfeito com os resultados da atividade e acredito que a estratégia Jigsaw Classroom foi uma ferramenta valiosa para promover o aprendizado colaborativo e o desenvolvimento de habilidades importantes para a vida.

Curiosidade

Uma curiosidade interessante sobre a estratégia Jigsaw Classroom é que ela tem um criador identificado, o psicólogo social Elliot Aronson. Aronson desenvolveu a estratégia em conjunto com seus alunos na Universidade do Texas e na Universidade da Califórnia na década de 1970.


O contexto em que a estratégia surgiu foi bastante influente para sua criação. Aronson e seus alunos estavam preocupados com a divisão racial e a segregação nas escolas dos Estados Unidos na época. Eles acreditavam que, ao promover a colaboração e a interação entre alunos de diferentes origens, seria possível combater o preconceito e a exclusão social.


A estratégia Jigsaw Classroom foi desenvolvida como uma solução para esse problema, buscando envolver os alunos em um processo de aprendizado colaborativo e cooperativo. Desde então, a estratégia tem sido utilizada em diversos contextos educacionais ao redor do mundo, promovendo a interação e o aprendizado colaborativo entre os alunos. Existe um site oficial do Jigsaw Classroom, que é curado pela Social Psychology Network, cujo objetivo é promover a paz, a justiça social e a vida sustentável por meio da educação pública, pesquisa e avanço da psicologia. O site pode ser acessado pelo endereço https://www.jigsaw.org.



Continue para saber mais… (ebook ou vídeo)

Estamos muito felizes em compartilhar com você as possibilidades de aplicação dessa estrégia. Acreditamos que essa estratégia pode ser uma excelente solução para cenários de aprendizagem diferentes e restritos, permitindo que os alunos tenham uma sequência de experiências de aprendizagem ricas e diversificadas. Por isso, queremos convidá-lo a baixar nosso ebook gratuito, que traz dicas práticas para a aplicação da rotação por estações, e assistir ao nosso vídeo no YouTube, que mostra na prática como essa estratégia pode ser usada em sala de aula. Aproveite esses recursos para enriquecer ainda mais sua prática pedagógica e propiciar uma aprendizagem significativa e envolvente para seus alunos!






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