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KWL: A estratégia da metacognição

A estratégia KWL é especialmente útil para a aprendizagem ativa e pode ser aplicada a uma ampla variedade de temas e disciplinas. Além disso, pode ser adaptada para atender às necessidades específicas dos alunos e para se adequar aos objetivos de aprendizagem do professor. A sigla KWL é uma abreviação das palavras em inglês "Know" (saber), "Want to know" (querer saber) e "Learned" (aprendido). É uma técnica pedagógica usada para ajudar os alunos a organizar e reter informações durante o processo de aprendizagem.


Quando usar a KWL?

A estratégia KWL é versátil e pode ser utilizada em uma ampla variedade de situações, contextos e circunstâncias. A estratégia promove o desenvolvimento de habilidades essenciais, como pensamento crítico, compreensão de leitura, habilidades de pesquisa, comunicação e colaboração. Além disso, auxilia os alunos na autorregulação da aprendizagem e na conexão entre conhecimentos prévios e novos conteúdos, facilitando a construção do conhecimento e a aplicação do que aprenderam em diferentes contextos. No entanto, é especialmente eficaz em certos cenários:


Introdução a um novo tema: O KWL é útil quando os alunos estão começando a aprender sobre um novo assunto ou tópico, pois ajuda a ativar o conhecimento prévio e estabelecer objetivos de aprendizagem claros.

Leitura de textos expositivos: A estratégia KWL foi originalmente desenvolvida para melhorar a leitura ativa de textos expositivos. Ela é eficaz para ajudar os alunos a organizar e reter informações ao ler materiais didáticos, artigos e outros textos informativos.

Projetos de pesquisa: O KWL pode ser usado para estruturar projetos de pesquisa e ajudar os alunos a organizar informações e ideias durante o processo de investigação.

Aprendizagem interdisciplinar: A estratégia KWL pode ser aplicada em diferentes disciplinas, tornando-se uma ferramenta útil para promover a aprendizagem interdisciplinar e conexões entre diferentes áreas do conhecimento.

Ambientes de aprendizagem colaborativa: O KWL pode ser usado em atividades de grupo para promover o trabalho em equipe, a comunicação e a colaboração entre os alunos.


Essas são só algumas opções de como o KWL pode ser adaptado para diferentes contextos e objetivos de aprendizagem.


Como aplicar KWL?

Aqui está um passo a passo básico para aplicar a estratégia KWL em sua sala de aula:


1. Introdução: Apresente o tópico ou tema que será estudado e explique brevemente a estratégia KWL aos alunos.

2. Know (Saber):

a. Peça aos alunos para pensar sobre o que já sabem sobre o tema.

b. Incentive-os a compartilhar suas ideias com colegas em pequenos grupos ou em uma discussão em classe.

c. Registre as informações compartilhadas em um quadro ou cartaz, dividido em três colunas: K (saber), W (querer saber) e L (aprendido).

3. Want to know (Querer saber):

a. Peça aos alunos para pensar em perguntas sobre o que gostariam de aprender sobre o tema.

b. Incentive-os a compartilhar suas perguntas com colegas e em uma discussão em classe.

c. Registre as perguntas na coluna W (querer saber) do quadro ou cartaz.

4. Exploração do tema: Prossiga com a aula ou atividade, abordando o conteúdo e respondendo às perguntas que os alunos formularam. Adapte a abordagem de ensino com base nas necessidades e interesses dos alunos.

5. Learned (Aprendido):

a. Após a exploração do tema, peça aos alunos para refletir sobre o que aprenderam e como suas perguntas foram respondidas.

b. Incentive-os a compartilhar suas descobertas e realizações com colegas e em uma discussão em classe.

c. Registre as informações na coluna L (aprendido) do quadro ou cartaz.

6. Revisão e reflexão: Promova uma discussão em classe para revisar o que foi aprendido e refletir sobre o processo KWL. Encoraje os alunos a considerar como a estratégia os ajudou a entender e reter informações e como podem aplicar o que aprenderam em outros contextos.

7. Avaliação e acompanhamento: Use a informação coletada durante o processo KWL para avaliar o progresso dos alunos e a eficácia da estratégia. Planeje atividades futuras para abordar quaisquer lacunas no conhecimento ou questões não respondidas


"Ao usar o modelo K-W-L, os professores podem ajudar os alunos a desenvolverem a consciência de seus próprios processos cognitivos e a se tornarem mais responsáveis por sua própria aprendizagem." Donna Ogle

Dicas de Aplicação KWL

Uma dica importante para um uso mais eficaz da estratégia KWL é envolver os alunos no processo de revisão e reflexão ao longo do estudo do tema, em vez de fazê-lo apenas no final da atividade. Isso pode ser feito por meio de verificações frequentes e pausas reflexivas durante a exploração do tema. Essa abordagem ajuda a garantir que os alunos estejam continuamente engajados, ajustando suas perguntas e compreensões à medida que adquirem novos conhecimentos. Aqui estão algumas sugestões:


Faça verificações periódicas: Durante o estudo do tema, faça pausas para que os alunos verifiquem seu progresso em relação às perguntas que formularam na etapa "W" (Querer saber). Eles podem adicionar, ajustar ou refinar suas perguntas conforme necessário.

Promova a reflexão contínua: Encoraje os alunos a refletir continuamente sobre o que estão aprendendo e como isso se conecta ao que já sabem. Isso pode ser feito por meio de discussões em grupo, anotações individuais ou outras atividades de reflexão.

Adapte a abordagem de ensino: Com base nas informações coletadas durante as verificações periódicas e a reflexão contínua, ajuste sua abordagem de ensino para atender melhor às necessidades e interesses dos alunos. Isso pode incluir a introdução de novos recursos, atividades ou estratégias de aprendizagem.

Encoraje a colaboração: Promova a colaboração entre os alunos, incentivando-os a compartilhar suas descobertas, ideias e perguntas uns com os outros. Isso pode levar a um maior engajamento e a uma compreensão mais profunda do tema.



Possíveis perigos

Atenção especial caso use essa atividade para fins de avaliação. Cuidado com a pressão que um estudante específico pode sentir ao ser o único no grupo responsável por um subtema. Isso pode ser muito instigante e desafiados para alguns alunos, porém pode ser gatilho de sanidade e insegurança para outros. Caso decida por fazer desta atividade uma componente de um sistema avaliativo que resultará em nota, dê bastante atenção para como os estudantes vão se sentir, converse antes e ouça com atenção os estudantes.


Exemplo de aplicação

A estratégia KWL tem alguns riscos e desafios que podem surgir durante sua aplicação. Um problema comum é o conhecimento prévio incorreto dos alunos, que deve ser corrigido antes de prosseguir. Outros desafios incluem desatenção às perguntas dos alunos, falta de acompanhamento e reflexão, dificuldade em adaptar o conteúdo às perguntas e interesses dos alunos e desigualdade na participação dos alunos. Para superar esses desafios, é essencial abordar equívocos, incorporar as perguntas dos alunos no processo de aprendizagem, promover a reflexão contínua e garantir a participação ativa de todos os alunos.


Além disso, é importante evitar superficialidade na coluna "L" (Aprendido) e incentivar os alunos a demonstrar uma compreensão mais profunda, conectando o novo conhecimento ao que já sabem e fornecendo exemplos concretos de aplicação. Por fim, o gerenciamento do tempo é crucial, pois a implementação do KWL pode ser demorada. Planeje adequadamente e esteja preparado para ajustar o cronograma conforme necessário.


Estar ciente desses riscos e desafios e tomar medidas para enfrentá-los ajudará a maximizar a eficácia da estratégia KWL e garantirá uma experiência de aprendizagem envolvente e significativa para os alunos.

Curiosidade

Donna Ogle, uma renomada educadora e especialista em leitura dos Estados Unidos, teve um momento de inspiração enquanto trabalhava como professora emérita na National Louis University em Chicago, Illinois. Focada em desenvolver e implementar estratégias de leitura eficazes, ela buscava maneiras de promover a aprendizagem ativa e a metacognição entre os alunos. Em meio a um ambiente acadêmico voltado para a educação, liderança, gestão e aconselhamento, Ogle concebeu a estratégia KWL.


Em 1986, ela apresentou a estratégia pela primeira vez em seu artigo inovador, "K-W-L: A Teaching Model That Develops Active Reading of Expository Text", publicado no periódico The Reading Teacher. A criação de Ogle chegou em um momento crucial, quando os educadores estavam cada vez mais interessados no papel da metacognição - o processo de compreender e controlar o próprio pensamento - na aprendizagem efetiva. Ogle acreditava firmemente que os alunos se beneficiariam se fossem ensinados a usar estratégias metacognitivas específicas, como o KWL, para ativar e monitorar seu conhecimento prévio e estabelecer conexões com novas informações.


E assim nasceu a estratégia KWL, fruto da paixão e do empenho de Ogle em melhorar o ensino e a aprendizagem da leitura. O método tornou-se um marco no campo da educação e continua a impactar positivamente o ensino e a aprendizagem em todo o mundo.



Continue para saber mais… (ebook ou vídeo)

Estamos muito felizes em compartilhar com você as possibilidades de aplicação dessa estrégia. Acreditamos que essa estratégia pode ser uma excelente solução para cenários de aprendizagem diferentes e restritos, permitindo que os alunos tenham uma sequência de experiências de aprendizagem ricas e diversificadas. Por isso, queremos convidá-lo a baixar nosso ebook gratuito, que traz dicas práticas para a aplicação da rotação por estações, e assistir ao nosso vídeo no YouTube, que mostra na prática como essa estratégia pode ser usada em sala de aula. Aproveite esses recursos para enriquecer ainda mais sua prática pedagógica e propiciar uma aprendizagem significativa e envolvente para seus alunos!







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