O Método dos Tutores é uma abordagem inovadora no ensino que tem como objetivo engajar os alunos de maneira mais ativa no processo de aprendizagem. Criado por Marília Rios e baseado nas ideias de Romulo Lins, esse método incentiva a colaboração, a comunicação e o desenvolvimento de habilidades interpessoais entre os estudantes. Nesta estratégia, os alunos são sorteados para atuarem como ajudantes na próxima aula, auxiliando o professor na explicação do conteúdo e na resolução de dúvidas. Antes da aula, esses alunos recebem o material necessário para se prepararem, estudando e se familiarizando com o tema que será abordado.
A ideia por trás dessa abordagem é que qualquer aluno, independentemente de seu nível de conhecimento ou habilidade, possa ser sorteado para atuar como tutor. Isso ajuda a promover a inclusão, a diversidade e a empatia entre os estudantes, além de encorajar o trabalho em equipe e a resolução colaborativa de problemas.
Quando usar a Estratégia Método dos Tutores?
O Método dos Tutores pode ser particularmente adequado em diversas situações do ponto de vista educacional. No entanto, é importante considerar alguns fatores ao decidir aplicar essa estratégia. Aqui estão algumas situações em que o Método dos Tutores pode ser apropriado:
Estímulo à autonomia e responsabilidade: Se a intenção é estimular a autonomia dos alunos, incentivando-os a assumir a responsabilidade por seu próprio aprendizado, o Método dos Tutores pode ser uma estratégia adequada.
Reforço e revisão de conteúdo: Quando o objetivo é revisar e reforçar o conteúdo aprendido anteriormente, permitir que os alunos atuem como tutores pode ser uma maneira eficaz de fazê-los revisitar e aprofundar seu conhecimento sobre o assunto.
Ambientes colaborativos de aprendizagem: Quando o foco é criar um ambiente de aprendizagem colaborativo, no qual os alunos são incentivados a compartilhar conhecimentos e ajudar uns aos outros, o Método dos Tutores pode ser uma opção interessante.
É importante lembrar que cada contexto educacional é único e que nem todas as estratégias são adequadas para todas as situações. Ao considerar a implementação do Método dos Tutores, os educadores devem avaliar as características específicas de sua turma, os objetivos pedagógicos e as necessidades individuais dos alunos. Além disso, é fundamental garantir que os estudantes estejam confortáveis com o processo e que o suporte necessário seja fornecido, tanto pelo professor quanto pelos colegas, para que a experiência seja positiva e eficaz.
Como aplicar o Método dos Tutores?
Aqui está uma versão resumida e organizada do passo a passo para aplicar a estratégia do Método dos Tutores em sala de aula:
Introdução: Explique aos alunos o que acontecerá na próxima aula, se será uma aula de exercícios ou de conteúdo novo, e apresente o método dos tutores.
Sorteio: Sorteie pelo menos três alunos para atuarem como tutores na próxima aula, de modo que eles possam se ajudar e trabalhar juntos.
Preparação: Entregue aos tutores o material da próxima aula e crie um meio de comunicação para que possam tirar dúvidas com você, como um grupo no WhatsApp.
Reunião pré-aula: No dia da aula, reserve os primeiros cinco minutos para conversar com os tutores, tranquilizá-los e lembrá-los de que você está ali para apoiá-los.
Condução da aula: Durante a aula, permita que os tutores ajudem os colegas e façam comentários durante a explicação do conteúdo. Esteja disponível para auxiliar e apoiar os tutores conforme necessário.
Feedback: Após a aula, pergunte à turma o que acharam da experiência e realize o sorteio dos tutores para a próxima aula.
Avaliação: Converse com os tutores ao final da aula para ouvir suas experiências e coletar feedback. Isso ajudará a melhorar a aplicação da estratégia no futuro.
Lembrando que é importante adaptar este passo a passo às particularidades da sua turma e do conteúdo abordado, a fim de garantir o sucesso da aplicação do Método dos Tutores.
"O Método dos Tutores transformou minha sala de aula em um espaço de aprendizado colaborativo e empoderador, onde cada aluno tem a oportunidade de se tornar protagonista de seu próprio processo educacional e contribuir para o crescimento de seus colegas." Marília Rios
Dicas de Aplicação do Método dos Tutores
Aqui estão algumas dicas reorganizadas e expandidas para tirar o melhor proveito da estratégia do Método dos Tutores no processo de ensino-aprendizagem:
Ouvir e adaptar: Esteja atento às necessidades e preocupações dos alunos, adaptando a estratégia para que eles se sintam mais confortáveis e engajados no processo.
Fomentar a adaptação: Após a primeira experiência com o Método dos Tutores, os alunos tendem a se acostumar e a participar mais ativamente, tornando o processo mais fluido e proveitoso.
Apoiar alunos com dificuldades: Alguns alunos podem se sentir inseguros ou relutantes em participar como tutores. Converse com eles, ofereça suporte e encorajamento para que se sintam confiantes e engajados no processo.
Estabelecer regras claras e expectativas: Defina claramente as responsabilidades e expectativas para os tutores e demais alunos, estabelecendo um ambiente de respeito e colaboração.
Proporcionar feedback construtivo: Ofereça feedback construtivo e elogios aos tutores após a aula, destacando pontos positivos e áreas que podem ser melhoradas.
Incentivar a empatia e o respeito: Promova a empatia e o respeito entre os aluno
Exemplo de aplicação
Era uma turma grande de engenharia, com cerca de 70 alunos, todos enfrentando o desafio de aprender cálculo, uma matéria notoriamente difícil. O professor, sempre em busca de novas estratégias para envolver os estudantes, decidiu aplicar o Método dos Tutores em suas aulas.
No início, quando os alunos eram sorteados para atuar como tutores na próxima aula, muitos ficavam em pânico, especialmente aqueles que tinham dificuldades com o conteúdo. No entanto, o professor, sensível às preocupações de seus alunos, sempre se aproximava deles com carinho e compreensão, oferecendo apoio e incentivando-os a enfrentar o desafio.
Com o tempo, os alunos sorteados começaram a se dedicar mais ao estudo do material, preparando-se para ajudar os colegas na próxima aula. À medida que se envolviam no processo, percebiam que estavam realmente aprendendo o conteúdo e desenvolvendo habilidades importantes, como trabalho em equipe, comunicação e empatia.
Ao longo do semestre, a dinâmica da sala de aula mudou significativamente. Os estudantes se tornaram mais engajados, colaborativos e confiantes em suas habilidades. Aqueles que inicialmente temiam ser tutores passaram a agradecer pela oportunidade de aprender de forma mais profunda e ajudar os colegas.
No final do curso, a turma de engenharia não só melhorou seu desempenho acadêmico, como também construiu laços mais fortes entre si, criando um ambiente de aprendizado inclusivo e de apoio mútuo. Os alunos, que antes encaravam o cálculo com temor, passaram a enxergar o conteúdo como uma oportunidade para crescer e evoluir juntos. E o professor, satisfeito com os resultados, continuou a aplicar o Método dos Tutores em suas aulas, sabendo que essa estratégia poderia fazer a diferença na vida de seus alunos.
Curiosidade
Durante as atividades de tutoria, é comum nos divertirmos e rirmos bastante. Houve uma situação marcante envolvendo um aluno que tinha dificuldade em admitir quando não sabia algo. Quando foi escolhido para ser tutor, ele parecia tranquilo e não pediu ajuda. No dia da aplicação, chegou antes de todos e, ao perceber que teria que interagir com outras pessoas, começou a tremer.
O momento engraçado e inspirador veio quando uma aluna fez uma pergunta e, pela primeira vez, ele respondeu: "não tenho certeza". Com um grande sorriso no rosto e visivelmente aliviado, ele veio até mim, como se tivesse vivido uma libertação.
Nas aulas seguintes, pude perceber uma mudança significativa em seu comportamento: ele estava mais participativo e interagia com menos receio com os outros alunos. Esse foi um exemplo incrível de como quebrar o paradigma de que todos devemos sempre saber de tudo e como é importante admitir quando não sabemos algo. Quando permitimos que os outros nos ajudem, o processo de aprendizado flui de maneira muito mais harmoniosa e eficiente.
Estamos muito felizes em compartilhar com você as possibilidades de aplicação dessa estrégia. Acreditamos que essa estratégia pode ser uma excelente solução para cenários de aprendizagem diferentes e restritos, permitindo que os alunos tenham uma sequência de experiências de aprendizagem ricas e diversificadas. Por isso, queremos convidá-lo a baixar nosso ebook gratuito, que traz dicas práticas para a aplicação da rotação por estações, e assistir ao nosso vídeo no YouTube, que mostra na prática como essa estratégia pode ser usada em sala de aula. Aproveite esses recursos para enriquecer ainda mais sua prática pedagógica e propiciar uma aprendizagem significativa e envolvente para seus alunos!