top of page
Foto do escritorEquipe Educanvas

Método dos Tutores: Todos têm o que ensinar

Atualizado: 26 de abr. de 2023

O Método dos Tutores é uma abordagem inovadora no ensino que tem como objetivo engajar os alunos de maneira mais ativa no processo de aprendizagem. Criado por Marília Rios e baseado nas ideias de Romulo Lins, esse método incentiva a colaboração, a comunicação e o desenvolvimento de habilidades interpessoais entre os estudantes. Nesta estratégia, os alunos são sorteados para atuarem como ajudantes na próxima aula, auxiliando o professor na explicação do conteúdo e na resolução de dúvidas. Antes da aula, esses alunos recebem o material necessário para se prepararem, estudando e se familiarizando com o tema que será abordado.

A ideia por trás dessa abordagem é que qualquer aluno, independentemente de seu nível de conhecimento ou habilidade, possa ser sorteado para atuar como tutor. Isso ajuda a promover a inclusão, a diversidade e a empatia entre os estudantes, além de encorajar o trabalho em equipe e a resolução colaborativa de problemas.


Quando usar a Estratégia Método dos Tutores?


O Método dos Tutores pode ser particularmente adequado em diversas situações do ponto de vista educacional. No entanto, é importante considerar alguns fatores ao decidir aplicar essa estratégia. Aqui estão algumas situações em que o Método dos Tutores pode ser apropriado:



Estímulo à autonomia e responsabilidade: Se a intenção é estimular a autonomia dos alunos, incentivando-os a assumir a responsabilidade por seu próprio aprendizado, o Método dos Tutores pode ser uma estratégia adequada.

Reforço e revisão de conteúdo: Quando o objetivo é revisar e reforçar o conteúdo aprendido anteriormente, permitir que os alunos atuem como tutores pode ser uma maneira eficaz de fazê-los revisitar e aprofundar seu conhecimento sobre o assunto.

Ambientes colaborativos de aprendizagem: Quando o foco é criar um ambiente de aprendizagem colaborativo, no qual os alunos são incentivados a compartilhar conhecimentos e ajudar uns aos outros, o Método dos Tutores pode ser uma opção interessante.


É importante lembrar que cada contexto educacional é único e que nem todas as estratégias são adequadas para todas as situações. Ao considerar a implementação do Método dos Tutores, os educadores devem avaliar as características específicas de sua turma, os objetivos pedagógicos e as necessidades individuais dos alunos. Além disso, é fundamental garantir que os estudantes estejam confortáveis com o processo e que o suporte necessário seja fornecido, tanto pelo professor quanto pelos colegas, para que a experiência seja positiva e eficaz.


Como aplicar o Método dos Tutores?

Aqui está uma versão resumida e organizada do passo a passo para aplicar a estratégia do Método dos Tutores em sala de aula:


  1. Introdução: Explique aos alunos o que acontecerá na próxima aula, se será uma aula de exercícios ou de conteúdo novo, e apresente o método dos tutores.

  2. Sorteio: Sorteie pelo menos três alunos para atuarem como tutores na próxima aula, de modo que eles possam se ajudar e trabalhar juntos.

  3. Preparação: Entregue aos tutores o material da próxima aula e crie um meio de comunicação para que possam tirar dúvidas com você, como um grupo no WhatsApp.

  4. Reunião pré-aula: No dia da aula, reserve os primeiros cinco minutos para conversar com os tutores, tranquilizá-los e lembrá-los de que você está ali para apoiá-los.

  5. Condução da aula: Durante a aula, permita que os tutores ajudem os colegas e façam comentários durante a explicação do conteúdo. Esteja disponível para auxiliar e apoiar os tutores conforme necessário.

  6. Feedback: Após a aula, pergunte à turma o que acharam da experiência e realize o sorteio dos tutores para a próxima aula.

  7. Avaliação: Converse com os tutores ao final da aula para ouvir suas experiências e coletar feedback. Isso ajudará a melhorar a aplicação da estratégia no futuro.

Lembrando que é importante adaptar este passo a passo às particularidades da sua turma e do conteúdo abordado, a fim de garantir o sucesso da aplicação do Método dos Tutores.


"O Método dos Tutores transformou minha sala de aula em um espaço de aprendizado colaborativo e empoderador, onde cada aluno tem a oportunidade de se tornar protagonista de seu próprio processo educacional e contribuir para o crescimento de seus colegas." Marília Rios

Dicas de Aplicação do Método dos Tutores

Aqui estão algumas dicas reorganizadas e expandidas para tirar o melhor proveito da estratégia do Método dos Tutores no processo de ensino-aprendizagem:


Ouvir e adaptar: Esteja atento às necessidades e preocupações dos alunos, adaptando a estratégia para que eles se sintam mais confortáveis e engajados no processo.

Fomentar a adaptação: Após a primeira experiência com o Método dos Tutores, os alunos tendem a se acostumar e a participar mais ativamente, tornando o processo mais fluido e proveitoso.

Apoiar alunos com dificuldades: Alguns alunos podem se sentir inseguros ou relutantes em participar como tutores. Converse com eles, ofereça suporte e encorajamento para que se sintam confiantes e engajados no processo.

Estabelecer regras claras e expectativas: Defina claramente as responsabilidades e expectativas para os tutores e demais alunos, estabelecendo um ambiente de respeito e colaboração.

Proporcionar feedback construtivo: Ofereça feedback construtivo e elogios aos tutores após a aula, destacando pontos positivos e áreas que podem ser melhoradas.

Incentivar a empatia e o respeito: Promova a empatia e o respeito entre os aluno



Exemplo de aplicação

Era uma turma grande de engenharia, com cerca de 70 alunos, todos enfrentando o desafio de aprender cálculo, uma matéria notoriamente difícil. O professor, sempre em busca de novas estratégias para envolver os estudantes, decidiu aplicar o Método dos Tutores em suas aulas.


No início, quando os alunos eram sorteados para atuar como tutores na próxima aula, muitos ficavam em pânico, especialmente aqueles que tinham dificuldades com o conteúdo. No entanto, o professor, sensível às preocupações de seus alunos, sempre se aproximava deles com carinho e compreensão, oferecendo apoio e incentivando-os a enfrentar o desafio.


Com o tempo, os alunos sorteados começaram a se dedicar mais ao estudo do material, preparando-se para ajudar os colegas na próxima aula. À medida que se envolviam no processo, percebiam que estavam realmente aprendendo o conteúdo e desenvolvendo habilidades importantes, como trabalho em equipe, comunicação e empatia.


Ao longo do semestre, a dinâmica da sala de aula mudou significativamente. Os estudantes se tornaram mais engajados, colaborativos e confiantes em suas habilidades. Aqueles que inicialmente temiam ser tutores passaram a agradecer pela oportunidade de aprender de forma mais profunda e ajudar os colegas.


No final do curso, a turma de engenharia não só melhorou seu desempenho acadêmico, como também construiu laços mais fortes entre si, criando um ambiente de aprendizado inclusivo e de apoio mútuo. Os alunos, que antes encaravam o cálculo com temor, passaram a enxergar o conteúdo como uma oportunidade para crescer e evoluir juntos. E o professor, satisfeito com os resultados, continuou a aplicar o Método dos Tutores em suas aulas, sabendo que essa estratégia poderia fazer a diferença na vida de seus alunos.

Curiosidade

Durante as atividades de tutoria, é comum nos divertirmos e rirmos bastante. Houve uma situação marcante envolvendo um aluno que tinha dificuldade em admitir quando não sabia algo. Quando foi escolhido para ser tutor, ele parecia tranquilo e não pediu ajuda. No dia da aplicação, chegou antes de todos e, ao perceber que teria que interagir com outras pessoas, começou a tremer.


O momento engraçado e inspirador veio quando uma aluna fez uma pergunta e, pela primeira vez, ele respondeu: "não tenho certeza". Com um grande sorriso no rosto e visivelmente aliviado, ele veio até mim, como se tivesse vivido uma libertação.


Nas aulas seguintes, pude perceber uma mudança significativa em seu comportamento: ele estava mais participativo e interagia com menos receio com os outros alunos. Esse foi um exemplo incrível de como quebrar o paradigma de que todos devemos sempre saber de tudo e como é importante admitir quando não sabemos algo. Quando permitimos que os outros nos ajudem, o processo de aprendizado flui de maneira muito mais harmoniosa e eficiente.



Continue para saber mais… (ebook ou vídeo)

Estamos muito felizes em compartilhar com você as possibilidades de aplicação dessa estrégia. Acreditamos que essa estratégia pode ser uma excelente solução para cenários de aprendizagem diferentes e restritos, permitindo que os alunos tenham uma sequência de experiências de aprendizagem ricas e diversificadas. Por isso, queremos convidá-lo a baixar nosso ebook gratuito, que traz dicas práticas para a aplicação da rotação por estações, e assistir ao nosso vídeo no YouTube, que mostra na prática como essa estratégia pode ser usada em sala de aula. Aproveite esses recursos para enriquecer ainda mais sua prática pedagógica e propiciar uma aprendizagem significativa e envolvente para seus alunos!








47 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

©2021 por EduCanvas. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page