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  • Foto do escritorWashington Lemos | @WashingtonLemos

Rotação por Estações: sua aula mais dinâmica

Atualizado: 29 de mar. de 2023

A rotação por estações é uma metodologia de ensino que consiste em criar diferentes ambientes dentro da sala de aula, formando um circuito onde grupos de estudantes têm uma sequência de experiências de aprendizagem em momentos diferentes.


Quando usar a rotação por estações?

A rotação por estações é uma excelente solução para cenários de aprendizagem diferentes e restritos. Por exemplo, em um laboratório com espaço limitado, em uma atividade que exija um recurso escasso ou em uma situação em que o professor precise dar atenção diferenciada a cada aluno.


Como aplicar a rotação por estações?

Para aplicar a rotação por estações em sala de aula, é importante seguir alguns passos importantes.

  1. Planejamento - Planeje as atividades que serão desenvolvidas e elabore uma experiência de aprendizagem diferente para cada assunto abordado.

  2. Crie as estações - Cada uma dessas experiências de aprendizagem será uma estação.

  3. Criação dos grupos - Separe os alunos em grupos, sendo o número de grupos o mesmo número (ou menor) do que o número de estações. Cada grupo deve passar por todas as estações planejadas.

  4. Defina o tempo - O tempo de ciclo nas estações pode variar de alguns minutos até semanas, dependendo do projeto.

  5. Fechamento - Ao final de toda a sequência, é importante dedicar um tempo para fechamentos, que podem ser feitos de diferentes maneiras, como com um debate, uma lição de casa ou uma fala expositiva.

Vamos olhar mais atentamente cada um desses passos.


1. Planejamento das atividades

O primeiro passo é planejar as atividades que serão desenvolvidas, com uma experiência de aprendizagem diferente para cada assunto abordado. É essencial que essas atividades sejam pensadas de forma que possam ser concluídas em tempos equivalentes e que as estações não tenham uma interdependência sequencial entre si, para que qualquer grupo possa começar por qualquer estação. Outro aspecto importante é: construir atividades que engajem seus alunos e que de certa forma sejam divertidas ou muito interessantes para eles.


2. Definição das estações

Cada uma dessas experiências de aprendizagem será uma estação. Portanto, defina quantas estações serão necessárias e quais serão as atividades realizadas em cada uma delas. É fundamental relembrar: as estações precisam ser independentes uma da outra (mesmo que preferencialmente se relacionem). Lembre-se: elas serão feitas em ordem diferente por cada grupo de alunos.


3. Separação dos alunos em grupos

O próximo passo é separar os alunos em grupos. O número de grupos deve ser o mesmo número (ou menor) do que o número de estações, para que cada grupo possa passar por todas as estações planejadas. É importante que os grupos sejam formados de acordo com as necessidades da atividade e as habilidades dos alunos.


4. Tempo de ciclo nas estações

O tempo de ciclo nas estações pode variar de alguns minutos até semanas, dependendo do projeto. É importante que o tempo necessário para concluir cada uma das estações seja equivalente, pois caso contrário um grupo vai terminar uma estação e ficará esperando o outro concluir. Se uma estação for muito mais demorada que as outras, você pode incluir uma pausa ou atividade extra para os grupos que estiverem esperando para começá-la.


5. Fechamento

Ao final de toda a sequência, é importante dedicar um tempo para fechamentos. É um momento crucial para que os alunos possam compartilhar suas experiências, tirar suas dúvidas e internalizar todos os conhecimentos produzidos durante a atividade. O fechamento pode ser feito de diferentes maneiras, como com um debate, uma lição de casa ou uma fala expositiva. É importante planejar com cuidado e dedicar tempo e energia para esta conversa final com os alunos, para que todos possam sintetizar os aspectos mais importantes e aprender de forma efetiva.



" Essa metodologia pode ser uma excelente solução para cenários de aprendizagem diferentes e restritos." - Washington Lemos

Possíveis perigos

A rotação por estações pode ser desafiadora, exigindo um bom planejamento por parte do professor. O maior planejamento deve ser centralizado em tempo, dificuldade e dinâmica.

Outro ponto importante é o fechamento. Muitas vezes, os professores não dedicam o tempo e energia necessários para esse momento. No entanto, o fechamento é o momento central da atividade, com um enorme potencial para aprendizagem. É essencial planejar com cuidado, dedicando tempo para essa conversa final com os alunos e não deixá-los ao final apenas dizerem "ok, foi legal".


Exemplo de aplicação

Um exemplo de aplicação da rotação por estações foi quando usei em formação para professores do curso de medicina que atuam por módulos. Os professores tinham uma agenda complicada, com pouco tempo disponível para formação, então, organizei a formação de modo assíncrono e em estações.

Criei três estações, cada uma com um passo a passo bem definido nas quais eles deveriam fazer propostas de intervenção pedagógica para uma atividade que usariam em suas aulas. Uma estação era sobre Aprendizagem Baseada em Problemas, outra sobre elaboração de Casos Clínicos e a última sobre como usar simuladores de Realidade Virtual na medicina.

Dividi a turma em três grupos e, em cada dia, um grupo ficava em uma estação e saía dela com uma atividade pronta para aula. Entre o primeiro e o segundo encontro, os grupos já se falavam de modo não estruturado e trocavam experiências sobre a estação que fizeram, chegando ao dia seguinte já com parte do que fariam adiantado. Isso aconteceu de modo espontâneo. Ao final, no quarto dia, fizemos um fechamento com cada grupo de modo que todos os grupos já tinham uma proposta de intervenção para suas aulas usando cada uma das estações. Foi muito bacana.

Continue para saber mais… (ebook ou vídeo)

Estamos muito felizes em compartilhar com você as possibilidades de aplicação da rotação por estações em sala de aula. Acreditamos que essa metodologia pode ser uma excelente solução para cenários de aprendizagem diferentes e restritos, permitindo que os alunos tenham uma sequência de experiências de aprendizagem ricas e diversificadas. Por isso, queremos convidá-lo a baixar nosso ebook gratuito, que traz dicas práticas para a aplicação da rotação por estações, e assistir ao nosso vídeo no YouTube, que mostra na prática como essa metodologia pode ser usada em sala de aula. Aproveite esses recursos para enriquecer ainda mais sua prática pedagógica e propiciar uma aprendizagem significativa e envolvente para seus alunos!




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