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Aquário: diálogos legítimos em sala de aula

Atualizado: 12 de abr. de 2023

A estratégia do Fishbowl, também conhecida como "Grupo de Verbalização e Grupo de Observação (GVGO)" ou "aquário", é uma técnica de discussão em grupo usada para promover o diálogo, a troca de ideias e a participação ativa de todos os membros de um grupo. O objetivo é permitir que os participantes expressem suas opiniões, compartilhem conhecimentos e aprendam uns com os outros de forma organizada e eficiente.

Neste post, vamos discutir algumas dicas sobre como usar essa técnica para deixar suas aulas mais dinâmicas e significativas para os estudantes.


Quando usar a Fishbowl?

A Estratégia de ensino-aprendizagem Fishbowl é indicada em diversas situações, principalmente quando se deseja promover a participação, o engajamento e o diálogo entre os membros de um grupo. Algumas situações em que o Fishbowl pode ser particularmente útil incluem:


No final de cada aula: pedindo aos alunos que reflitam sobre o que aprenderam na aula pode ajudá-los a consolidar o conhecimento adquirido e fornecer feedback útil para você como professor.

Grandes grupos: Em grupos com muitos participantes, a discussão pode se tornar caótica e desorganizada, com algumas vozes dominando a conversa. O Fishbowl permite dividir o grupo de forma que todos possam ser ouvidos e contribuir.

Debates e grupos de discussão: O Fishbowl pode ser usado para organizar debates ou grupos de discussão, com especialistas ou membros com diferentes perspectivas no grupo interno. Isso permite uma troca de ideias mais estruturada e proporciona oportunidades para os alunos que desejarem, integrarem o grupo interno, fazer perguntas e interagir com os especialistas.

Solução de problemas e tomada de decisão: O Fishbowl pode ser aplicado para facilitar a solução de problemas complexos e a tomada de decisão em equipes ou organizações. Os membros do grupo interno podem discutir o problema e propor soluções, enquanto o grupo externo analisa e fornece feedback. Isso permite uma abordagem mais abrangente e colaborativa na busca por soluções.

Feedback e avaliação: A técnica Fishbowl pode ser usada para coletar feedback e avaliar projetos, produtos ou serviços. Os membros do grupo interno podem compartilhar suas experiências e perspectivas.


Lembre-se de que o sucesso da estratégia do Fishbowl depende da capacidade dos facilitadores de criar um ambiente aberto e inclusivo, garantir que todos os participantes sejam ouvidos e manter a discussão focada e produtiva.


Como aplicar Fishbowl?

O Fishbowl é uma técnica simples e rápida de feedback que pode ser usada em sala de aula. Aqui estão algumas etapas para aplicar o Fishbowl em sua prática de ensino:


  1. Defina o objetivo e o tópico da discussão: Antes de iniciar a atividade, é importante estabelecer o propósito e o tema da discussão. Isso ajudará a manter o foco e garantir que a conversa seja produtiva e relevante.

  2. Prepare o espaço: Organize o ambiente de acordo com a estratégia Fishbowl, com um círculo interno e um círculo externo. O grupo interno deve ser formado por um número menor de pessoas (por exemplo, 4 a 6), sentadas no centro da sala em um círculo ou semicírculo. O grupo externo, composto pelos demais participantes, deve se sentar ao redor do grupo interno, formando um círculo maior.

  3. Apresente a estratégia: Explique aos participantes como funciona a técnica Fishbowl, destacando as regras e responsabilidades de cada grupo (interno e externo). Certifique-se de que todos compreendam o processo e o objetivo da atividade.

  4. Inicie a discussão: Apresente o tópico ou a questão que será discutida e convide os membros do grupo interno a começar a conversa. Eles devem explorar diferentes pontos de vista, fazer perguntas, compartilhar experiências e oferecer soluções ou ideias.

  5. Modere a discussão: Como facilitador, seupapel é garantir que a discussão se mantenha focada, produtiva e respeitosa. Estimule a participação de todos os membros do grupo interno e intervenha, caso necessário, para manter o equilíbrio e evitar que a conversa seja dominada por uma ou poucas pessoas.

  6. Integre o grupo externo: Permita que os membros do grupo externo participem da discussão de forma estruturada. Deve-se estabelecer um sistema de rodízio, onde os membros do grupo externo entram no grupo interno, substituindo os participantes atuais, ou permitir que eles participem temporariamente do grupo interno para fazer uma contribuição específica. Fique atento para que o debate aconteça apenas no grupo interno. Quem está no grupo externo não pode falar, apenas fazer anotações.

  7. Monitore o tempo: Defina um limite de tempo para a discussão e controle-o cuidadosamente para garantir que todos os aspectos relevantes do tópico sejam abordados e que a atividade não se prolongue além do necessário.

  8. Encerre a discussão: Quando o tempo estipulado chegar ao fim ou quando a discussão atingir seus objetivos, encerre a atividade. Se apropriado, resuma os principais pontos discutidos, as ideias geradas e os consensos alcançados.

  9. Debrief e reflexão: Após a conclusão do Fishbowl, conduza uma sessão de debriefing com todos os participantes. Peça a eles que compartilhem suas percepções, aprendizados e sentimentos sobre a experiência. Isso pode proporcionar insights valiosos para futuras discussões e melhorar a eficácia da técnica Fishbowl.

  10. Documentação e acompanhamento: Solicite aos estudantes que registrem os resultados da discussão e façam o acompanhamento das ações, decisões ou compromissos resultantes da atividade. Isso garantirá que as ideias e os aprendizados gerados durante a atividade sejam aplicados e não se percam.


" O Fishbowl  é a melhor ferramenta para estabelecer um diálogo legítimo entre os estudantes ." Washington Lemos

Dicas de Aplicação Fishbowl


  • Estabeleça regras claras: Antes de iniciar a atividade, estabeleça regras claras para os participantes, como respeitar a vez de falar, ouvir atentamente, evitar interrupções e manter a discussão focada no tópico.

  • Escolha participantes do grupo interno com cuidado: Se possível, selecione os membros do grupo interno com base em sua experiência, conhecimento ou perspectiva sobre o tema da discussão. Isso ajudará a garantir que o começo da conversa seja rico e ajude os demais a entenderem o processo. Use um objeto como "bastão de fala": Se o debate interno ficar muito intenso, e/ou nas primeiras aplicações, para ajudar a manter a ordem e garantir que todos tenham a oportunidade de falar, considere usar um objeto (como uma bola ou um marcador) que seja passado para a pessoa que está falando. Isso pode ajudar a evitar interrupções e a promover a escuta ativa.

  • Esteja aberto a mudanças: À medida que a discussão se desenrola, esteja aberto a ajustar o processo ou a estrutura do Fishbowl, se necessário. Por exemplo, você pode permitir que mais pessoas entrem no grupo interno ou alterar a duração das rodadas de discussão.

  • Fomente a reflexão e o aprendizado: Após a conclusão do Fishbowl, promova uma reflexão sobre a experiência, incentivando os participantes a compartilhar seus aprendizados, percepções e sentimentos. Isso pode proporcionar insights valiosos para futuras discussões e melhorar a eficácia da técnica.



Possíveis perigos

A estratégia Fishbowl, embora possa ser eficaz na promoção de discussões e participação ativa em grupos, apresenta alguns desafios e perigos a serem considerados. Um dos principais desafios é garantir que todos os membros do grupo tenham a oportunidade de contribuir, evitando a monopolização da discussão por algumas vozes e mantendo o foco na questão central. Outro desafio é garantir a participação ativa dos membros do grupo externo e aprofundar a discussão, explorando questões complexas e desafiadoras de maneira respeitosa e construtiva.


Para superar esses desafios, o facilitador deve estar atento à dinâmica do grupo e estar preparado para intervir quando necessário, orientando o grupo na busca por soluções ou compromissos e adaptando a estrutura da atividade, se necessário, para garantir uma discussão fluida e natural. Além disso, é fundamental um planejamento e preparação adequados, garantindo que o espaço, o tempo e os recursos estejam bem organizados e que os participantes estejam cientes dos objetivos e das expectativas da atividade. Estar ciente desses perigos e desafios ajudará a garantir que a estratégia Fishbowl seja aplicada de maneira eficaz e benéfica para todos os envolvidos.


Exemplo de aplicação

Um professor que participou de um workshop conosco compartilhou que na aula seguinte aplicou o Fishbowl (Aquário) em uma aula. Durante sua aula de geografia no ensino médio, o professor decidiu aplicar a metodologia Fishbowl para estimular uma discussão sobre as consequências sociais e ambientais da exploração de recursos naturais. O objetivo era envolver os alunos em uma conversa profunda sobre os prós e contras das atividades de mineração e extração de petróleo e gás, considerando aspectos como desenvolvimento econômico, emprego e sustentabilidade.


O professor dividiu a turma em dois grupos: o grupo interno, que seria o núcleo da discussão, e o grupo externo, que observaria e faria anotações sobre os argumentos apresentados. O professor selecionou cinco alunos para começar no grupo interno e explicou as regras do Fishbowl.


A discussão começou com uma pergunta disparadora: "Quais são as consequências sociais e ambientais da exploração de recursos naturais, e como podemos equilibrar as necessidades de desenvolvimento econômico e sustentabilidade?" Os alunos do grupo interno começaram a debater, abordando temas como a criação de empregos, o impacto nos ecossistemas locais e os efeitos sobre comunidades indígenas.


Enquanto isso, os alunos do grupo externo observavam atentamente, anotando pontos interessantes e preparando perguntas ou comentários. Após 10 minutos, o professor abriu uma vaga no grupo interno para que um aluno do grupo externo pudesse entrar e compartilhar sua opinião. Essa troca continuou durante a atividade, permitindo que vários alunos participassem ativamente da discussão.


Durante a atividade, o professor atuou como facilitador, garantindo que todos tivessem a oportunidade de falar e mantendo o foco na questão central. No final da discussão, o professor pediu aos alunos do grupo externo que compartilhassem suas observações e perguntas.


A aplicação do Fishbowl na aula de geografia permitiu que os alunos explorassem diferentes perspectivas e argumentos sobre as consequências da exploração de recursos naturais. Além disso, a atividade promoveu a escuta ativa, a reflexão crítica e a troca de ideias, ajudando os alunos a desenvolver habilidades de comunicação e pensamento crítico.

Curiosidade

Uma curiosidade sobre a esratégia Fishbowl é a origem do nome em si. O termo "Fishbowl" (aquário) foi escolhido para descrever a técnica porque a configuração dos grupos interno e externo, com o grupo interno no centro e o grupo externo circundando-o, lembra um aquário, no qual os peixes estão no centro e as pessoas observam de fora. Essa analogia visual dá uma ideia divertida e bem-humorada de como os participantes podem se sentir durante a atividade, sendo observados pelos outros enquanto compartilham suas ideias e opiniões. A ideia de estar em um "aquário" pode ser uma maneira divertida e descontraída de abordar discussões sérias e complexas, ajudando a aliviar a tensão e a ansiedade que algumas pessoas possam sentir ao compartilhar suas opiniões e ideias em um ambiente público. Essa abordagem lúdica pode tornar a experiência mais agradável e envolvente para todos os envolvidos.



Continue para saber mais… (ebook ou vídeo)

Estamos muito felizes em compartilhar com você as possibilidades de aplicação do fishbowl em sala de aula. Acreditamos que essa estratégia pode ser uma excelente solução para cenários de aprendizagem diferentes e restritos, permitindo que os alunos tenham uma sequência de experiências de aprendizagem ricas e diversificadas. Por isso, queremos convidá-lo a baixar nosso ebook gratuito, que traz dicas práticas para a aplicação da rotação por estações, e assistir ao nosso vídeo no YouTube, que mostra na prática como essa estratégia pode ser usada em sala de aula. Aproveite esses recursos para enriquecer ainda mais sua prática pedagógica e propiciar uma aprendizagem significativa e envolvente para seus alunos!




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